06
nov/08

Como criar partições no HD

Publicador por na categoria Dicas

Acabe com as dúvidas e medos que a expressão causa em você.

Toda vez que você precisa formatar o computador, uma pergunta lhe vêm à cabeça: onde colocar todos os seus arquivos para não perdê-los? Situações como esta podem ser evitadas criando partições no HD. Claro que tarefas assim não são triviais e exigem um pouco de conhecimento de informática por parte do usuário. O Baixaki preparou este artigo a fim de sanar qualquer dúvida do usuário.

Partições no disco?

Para quem não é da área, o termo partições de disco pode ser um pouco estranho. Criar partições no disco nada mais é do que “dividir” seu HD em duas ou mais partes. Calma, para esta divisão você não precisará de serrotes ou outra ferramenta do gênero.
Ao abrir a opção “Meu Computador” em seu PC e acessar o disco local, geralmente designado por C:, na verdade você está utilizando uma partição do disco que, nesse caso, é única.
Cada divisão criada é designada por uma letra do alfabeto seguida de dois pontos. Assim, você pode ter: C:, D:, E:, G: e assim por diante, cada uma dando acesso à uma partição.
Para ajudar a entender, imagine uma loja de departamento, que pode ser dividida em diversos setores. A loja em si seria o HD e, cada setor poderia ser uma partição diferente. Assim, você pode ter uma loja com apenas um setor, ou vários setores, tudo de acordo com a sua necessidade. Da mesma forma como você pode caminhar por cada setor da loja de forma independente, o acesso à cada divisão do disco não depende das demais.


Por que particionar o disco?

Como supracitado, algumas vezes é preciso formatar o computador e sempre surge a pergunta: onde colocar os arquivos para não perdê-los? O uso de partições no disco pode solucionar problemas como este.
Como? Simples, suponha que seu HD possui duas partições; em uma delas você pode instalar o sistema operacional e na outra guardar seus arquivos. Se surgir algum problema que exija formatação, basta realizá-la na parte que possui o sistema operacional, deixando seus arquivos intactos.
Outra utilidade para a criação de partições é possibilidade de instalar vários sistemas operacionais em uma mesma máquina, usando apenas um disco rígido. Cada sistema funciona de forma independente do outro, e apenas o espaço designado para cada partição é usado.

Sistema de arquivos

Durante a formatação e o particionamento de um HD é preciso escolher o sistema de arquivos que será utilizado pelo sistema operacional. Este sistema nada mais é do que a maneira com a qual os dados serão armazenados e manipulados no disco. Cada sistema operacional possui sistemas de arquivos diferentes. O Windows, por exemplo, trabalha com FAT16, FAT32 e NTFS, enquanto o Linux utiliza EXT2, EXT3, Não se assuste, particionar HD não tem segredo.ReiserFS, XFS, JFS e muitos outros.

Mas como saber qual sistema de arquivos usar? Os mais usados, no caso do Windows, são NTFS e FAT32. Embora o FAT32 mostra-se mais rápido, o NTFS é mais seguro, permite trabalhar com grande volume de arquivos e possibilita a criação de permissões de acesso aos arquivos de forma mais elaborada, fugindo do padrão usado desde os tempos do MS-DOS (somente leitura, sistema, oculto e arquivo).

O FAT16 é o mais antigo dos três sistemas utilizados pelo Windows, e atualmente é pouco usado.

Para o sistema operacional Linux, o sistema mais usado é o EXT3. A principal característica deste sistema é o uso do recurso de journaling, que consiste em um “jornal” (diário) das alterações realizadas, permitindo que o sistema seja reparado de forma muito rápida após o desligamento incorreto.

Na dúvida, é recomendado usar o NTFS, pois, como visto, é mais seguro e é o que permite trabalhar com o maior volume de dados.

COMO FAZER?

É possível fazer o particionamento do HD durante a instalação do sistema operacional. Porém, nem todos os usuários sabem fazê-lo. O Windows Vista trouxe uma novidade nesta área, pois permite a criação e o redimensionamento de partições sem a necessidade do disco de instalação. Veja como fazer:

1) No menu “Iniciar” clique com o botão direito do mouse em “Computador” e na sequência em “Gerenciar”.

Acesse o gerenciador do computador.


2)
No painel à esquerda, abra a categoria “Armazenamento” e depois clique em “Armazenamento de disco”.

3) Uma lista com suas partições será exibida. Clique com o botão direito do mouse na partição que deseja alterar.

Selecione a partição que deseja alterar.


4)
Para finalizar, acesse a opção “Estender Volume”, “Diminuir Volume” ou “Excluir Volume”. Assim você dividir, redimensionar e fazer qualquer alteração na partição em questão.

Usando programas

Existem vários aplicativos que auxiliam os usuários na tarefa antes designada apenas para técnicos ou pessoas com ótimo conhecimento de computadores. Não há como escolher apenas um aplicativo e dizer que é o melhor, pois cada um possui uma tarefa diferenciada. Dentre os programas, o Baixaki selecionou os cinco melhores para dar um breve parecer. São eles:

Partition Magic

Desenvolvido pela Symantec, este clássico dos particionadores e proporciona uma maneira rápida e fácil de criar partições no disco. Permite criar, redimensionar, mesclar, deletar e converter partições. É o programa mais usado por profissionais e técnicos de informática.
CompuApps SwissKnife

O segundo aplicativo citado leva uma grande vantagem se comparado ao Partition Magic: é gratuito. Mostra-se muito eficiente na formatação, criação e eliminação de partições. Trabalha com sistemas FAT, FAT32 e NTFS, além de suportar HD de até dois Terabytes.

Cute Partition Manager

Assim como o anterior, este aplicativo também é gratuito. Possibilita criar, editar e excluir partições facilmente, além de poder gerenciar as existentes. É extremamente leve e de fácil instalação.
R-Studio 4.5

Este aplicativo é considerado pelos usuários o salvador, pois permite recuperar partições perdidas ou excluídas, mesmo depois do uso do FDisk ou de qualquer um dos programa citados. Suporta sistemas de arquivos usado nos Windows 95/98/ME/NT/2000 e XP.

Partition Logic

O último aplicativo possui duas versões, umas para rodar em CD e outra para rodar direto do disquete. Com ele você pode criar, deletar, formatar, desfragmentar, modificar, mover e administrar partições em seu disco rígido. É executável através do CD no momento do boot do sistema.

O assunto sobre criação de partições é extenso e, se estudado mais a fundo, torna-se um pouco complicado para quem não é da área de informática. Para quem sempre quis dividir o HD, mas tinha medo, os programas acima citados permitem a realização desta tarefa sem problemas. Agora é só colocar a mão na massa.

Por Elaine Martins da Silva
Fonte: www.baixaki.com.br

Comentários:
7

Comentários

  • lúcio josé rozendo dos santos diz:
    15 de novembro de 2008 às 0:40

    estou tentando configurar um HD samsung – mod. HDIJ (500 GB / 7200 rpm), em uma placa mãe ASUSDeluxe, e só reconhece 130 gb somente.
    q devo fazer.

  • lúcio josé rozendo dos santos diz:
    15 de novembro de 2008 às 0:41

    placa mãe P5B Deluxe

  • lúcio josé rozendo dos santos diz:
    15 de novembro de 2008 às 0:45

    estou tentando configurar um HD SAMSUNG – MOD. HD502IJ (500GB / 7200 RPM), EM UMA PLACA MÃE ASUS P5B Deluxe, e ela só esta reconhecendo 130 gb somente, o q devo fazer.

    aguardo resposta.

    ljrs

  • Dito diz:
    18 de novembro de 2008 às 1:50

    Olá, esse erro é estranho, mais você pode fazer o seguinte, primeiramente, remova todas as partições do hd, e depois crie somente uma, e formate, depois que estiver formatado, você verifica se reconheceu certo, se reconheceu, vc divide ele depois. Se isso nao der certo, passe o programa que zera o hd, vã no site do fabricante na sessão tools que você vai encontrar. ZeroFill

  • eugenio diz:
    27 de junho de 2009 às 22:18

    tem como parcionar meu hd depois que o xp ja esteja estalado, como

  • julio diz:
    30 de julho de 2009 às 16:11

    oi
    pessoal,

    para criar uma partição
    no hd quando você vai formatar
    tem alguma tabela
    de como criar e dividir o hd em 2
    como faço?

  • Matheus diz:
    19 de janeiro de 2010 às 11:47

    Bã esse tópico de merda éh do Baixaki. Pelo amor de deus eu nunca li um merda tão mal escrita como essa porra! Começo e explicandoO e depois termino seeem mais e neem menoOs … PorrA!
    Coloquem um texto que ajuda, pq esse não mudo nem um centimetro minha situação…

Deixe um comentário